segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A década do novo Rock!


Capa do primeiro disco da Cachorro Grande.Um importante passo pro novo rock.

Os anos 2000 começaram quente. Ainda lembro de todas as especulações sobre o fim do mundo, profecias, computadores dando pau etc. Nada disso aconteceu o mundo continuou igual, o povo sem grana, os EUA só fazendo merda, jabá nas rádios e tv e por ai vai.Mas voltando em falar de música mais precisamente sobre o rock feito no RS.Foi um período importante mesmo.Depois dos anos 80 onde o rock nacional explodiu na mídia e todas as gravadoras lançaram e apostaram em grupos de rock, já que o rock era a bola da vez.Aqui no sul não foi diferente vários grupos conseguiram lançar-se nacionalmente criando o mercado chamado de Rock Gaúcho e varias lendas locais.Quando o rock deixou de ser lucrativo no inicio dos 90 todas as bandas praticamente foram despedidas e então começou a invasão de sertanejo, axé pagodes e etc.Aqui pelo sul começou a era de ouro de bandas covers.Onde estes grupos eram tratados e melhores remunerados que os próprios autores.Um período negro e maldito para bandas autorais.Alguns poucos grupos novos e antigos conseguiram sobreviver e se firmar no cenário.Entraram os anos 2000 e varias bandas começaram a pipocar pelo estado e uma nova leva de adolescentes começou a produzir música, organizar shows e levar a cultura rock para as ruas novamente.
Neste texto vou procurar colocar os principais discos gaúchos lançados nos anos 2000 que fez revigorar novamente nosso cenário.

2000-

1- Os The Darma Lóvers
Disco: Os The Darma Lóvers
Produzido por Frank Jorge, arrancaram criticas positivas por todo o Brasil. Lançamento Barrulinho.

2-Frank Jorge
Disco: “Carteira Nacional de Apaixonado”
Primeiro disco solo do de Frank. Com grandes canções como “Cabelos com de Jambo”, “Serei mais Feliz” entre outras fez a cabeça da rapaziada. Lançamento: Barrulinho

2001-

1-Bidê ou Balde:
Disco: “Se sexo é o que importa só o rock é sobre amor”.
Impulsionado pelo hitts “Melissa” e “Porque não”, que tocaram sem parar pelas rádios gaúchas, colocou o grupo no mainstream dos pampas. Um lançamento do selo Antídoto com distribuição nacional da Abril Music.A banda ainda continua na ativa.

2-Vídeo Hits
Disco: “Registro Sonoro Oficial”
Atuando pelo mercado under de Porto Alegre, gravaram uma demo onde caiu nas graças da Abril Music.Único disco desta banda que emplacou a música “(V)C” mas não que não foi o suficiente para manter o grupo.O vocal Diego Medina hoje é um dos garotos propaganda da cerveja Polar.

3-Cachorro Grande
Disco: Cachorro Grande
Um dos discos mais importantes da década. Uma banda de rock sujo e nada pop vindo direto da parte mais rock and roll de Porto Alegre a Barros cassal, independência, bar Bambus e Garagem Hermética. Eles tinham tudo para ficar no under, mas conseguiram chamar atenção com seus shows explosivos e boas músicas. O rock começava a efervescer novamente. Hoje a CG é a mais importante banda do RS no Brasil. Lançamento Stop Records.

2002-

1-Identidade
Disco: "Identidade Zero"
Com um rock clássico e shows performáticos, estes garotos vindo do interior do estado conseguiram em pouco tempo colocar mais fogo na cena. Com a música “Lia (Essa garota é Louca)” tocando nas rádios conseguiram se firmar e conquistar seu espaço no cenário. Lançaram recentemente seu terceiro trabalho. Lançamento Stop Records

2-Vera Loca
Disco: “Meu toca discos se matou”
Oriunda de Santa Maria a Vera Loca caiu no gosto das rádios e ouvintes com a canção “Maria Lucia”. A banda ainda esta na ativa e faz muito sucesso no interior do estado.

3-Walverdes
Disco: "Anticontrole"
Formada em 93 a Walverdes percorreu todo o underground com seu rock pesado e viceral.Este segundo trabalho oficial lançado pela Monstro Discos colocou a banda na rota dos festivais independentes nacionais.

2003-

1-Os Replicantes
Disco: “Go Ahead”
Gravado ao vivo no melhor estilo Os Replicantes de ser. Serve como uma coletânea não oficial. O álbum foi um registro para a banda levar na primeira Tour Européia. Foi vendido de forma independente formato cdr e contou com a formação quase original do grupo. Em 2010 deve sair um disco de inéditas deles.

2004-

1-Superguidis
Disco: “Pacotão”
Colêtanea com os EPs “O Véio Maximo” e “Ainda Sem Nome” .Um hit atraz do outro faz deste disco indenpendente vendido pelos proprios integrantes como um classico.Com este trabalho conseguiram influenciar uma nova leva de bandas espalhadas pelo Brasil.

2-Pata de Elefante
Disco:”Pata de Elefante”
Um verdadeira patada sonora nos ouvidos e mentes dos apreciadores da boa música.Belos temas instrumentais cheios de groove e timbres.A Pata consegue quebrar o preconceito contra a musica instrumental e mostra que ela é vendavel quando bem feita.
Lançamento: Monstro discos.

2005-

1-Cachorro Grande
Disco: “Pista Livre”
Disco que impulsinou e consagrou a banda em todo Brasil.Se os dois primeiros albúns ficaram restritos ao RS este terceiro chega em todo Brasil .Lançado por uma grande gravadora a Deck Disc , faz a banda ter todo o apoio e divulgação necessaria para se firmar no cenário nacional.

2006-

1-Superguidis

Disco: “Superguidis “
Primeiro disco oficial da banda.Recebeu elogios do Brasil todo e foi escolhido pela Trama Virtual como o melhor disco do ano.
Lançamento: Senho F Discos.

2-Pública
Disco: “Polaris”
Primeiro disco da Pública que já vinha atuando no mercado desde de 2001.Com influencias do britt pop ingles dos anos 90 o grupo conseguiu muita visibilidade pela sonoridade e letras.Lançamento Mondo 77.

3-Identidade
Disco: “Jogo Sujo”
Depois de rodar todo o interior gaúcho com o trabalho anterior o grupo sofre algumas mudanças e lança “Jogo Sujo”. O trabalho é bem recebido por críticos fora do estado e a banda começa a fazer o circuito indie de shows, tocando em quase todos os estados brasileiros. Lançamento Good Music Records.

2007-

1-Cartolas

Disco: “Original de Fabrica”
A banda ganhou o claro que é rock de 2005 competindo com bandas de todo o Brasil. Gravou este primeiro disco na Toca do Bandido no RJ e teve a produção de Gordo Miranda. A música “Cara de Vilão” foi tema de abertura do seriado “POA RS” que mais tarde virou “Vidanormal”. Com isso a banda ganhou fama e o disco confirmou a banda no estado. Acabam de gravar o segundo trabalho que deve sair em abril de 2010.

2-Locomotores
Disco: ”Locomotores”
Formada por músicos maduros e já conhecidos, na cena gaúcha. Em pouco tempo estavam na boca da galera rocker.O disco contém vários hits como “Vermelha” , “Compositor” e “Nesta Vida”.Foi lançado de forma Independente.

2008-

1-Júpiter Maçã
Disco: “Uma tarde na Fruteira”
Gravado em 2005 é o melhor trabalho do camaleão da música gaúcha. Com muito rock, psicodelia tropicalista e letras sinceras. O artista se entrega de corpo e alma. Expõem seus problemas com álcool, depressão, amores passados se auto-reverencia em alguns momentos e cria partes brilhantes. Lançamento Monstro Discos/Marquise 51.

2-Pública
Disco: “Como num filme sem fim”
Álbum que consolida a banda. Com arranjos e melodias perfeitas ganha o premio Açorianos de melhor disco e também como melhor banda alternativa do VMB 2009. Lançamento Olele Music.

2009-

1-Os Efervescentes
Disco: “Os Efervescentes”
Banda formada no inicio dos anos 2000, mas que somente ano passado conseguiu lançar seu primeiro álbum. Com músicas antigas e algumas novas mesclam rocks diretos e baladas melosas. Lançamento Beco 203.

2-Severo em Marcha
Disco: ”O tempo é quando eu quero”
Com oito faixas este primeiro trabalho do Severo traz algumas novidades. Cada faixa foi produzida por um produtor diferente deixando o trabalho com vários sabores. Lançamento independente.

3-Lítera
Disco: “Um pouco de cada dia”

Com influencias de bandas dos anos 90 e sons brasileiros. Aposta nas letras e melodias. Em pesquisa pelo site volume 1 foi escolhido o melhor do ano. Lançamento independente.

Agora esperamos 2010 que promete ser quente com vários bons lançamentos.

Por: Mudorck!

Nenhum comentário: