segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Circuito Gaúcho de Música
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Gaúchos indicados ao VMB 2009
Apesar do distancia do Rio Grande do Sul pro centro do país a cada dia que passa o rock feito aqui chega mais aos ouvidos do Brasil afora. Este ano no VMB o estado concorre em nove categorias. Então vamos lá gauchada e simpatizantes vamos clicar e ajudar sem preconceito.
http://vmb.mtv.uol.com.br/cat_artistadoano.html
1-Artista do ano - Fresno
2-Melhor vocalista – Lucas (Fresno)
3-Melhor Guitarrista – Marcelo Gross
4-Melhor Baixista – Rodolfo (CG) e Tavares (Fresno)
5-Melhor Baterista – Gabriel Azambuja (CG)
6-Rock – Cachorro Grande
7-Rock alternativo – Pública
8-Pop – Fresno
9-Instrumental - Pata de Elefante
Rock
Por Murdock
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Seção Duck Walk
Nesta nova seção do blog vamos entrevistar os principais guitarristas do Brasil e principalmente do RS. Vamos saber suas influencias, técnicas e tudo mais.
Hoje falamos com Clemente Nascimento, vocais e guitarra dos INOCENTES, banda punk paulista formada em 1981. Ele foi um dos percussores do movimento punk no Brasil ajudando a construir um cenário ainda desconhecido. Com mais de 30 anos de estrada este velho punk ainda tem lenha pra queimar e riffs pra criar.
1-Como foi teu primeiro contato com a guitarra?
Meu primeiro contato foi em 1977, comprei uma guitarra usada e aprendi os primeiros acordes.
2-Qual a marca de sua primeira guitarra?
Só Deus sabe, não tinha marca, sei que a “mão” dela, aonde ia à tarrachas, tinha o formado de asas de morcego.
3-Qual a primeira música que tu tocaste?
“Anjo da Guarda” do Made in Brazil
4-Qual guitarrista ainda te arrepia quando tu escutas?
Wayne Kramer e Fred “Sonic” Smith os dois do MC5
5-Qual teu set preferido de ampli, guita e pedais?
Depende da banda, mas geralmente uso Marshall JCM 900, guitarra Zaganim modelo Telecaster com dois mini humbucker e só, ultimamente estou usando um over drive da Danelectro, o Jack Hammer da Marshall, um Delay esqueci a marca, Flanger da Boss e um Rex da Yamaha, para tocar com o Jack & Fancy meu projeto com a Sandra das Mercenárias.
6-Qual o disco que tu mais gostaste de gravar?
“Adeus Carne” do Inocentes em 1987
7-Um show inesquecível?
Stray Cats no Projeto SP em 1988
8-Mensagem para os fãs que se espelham no teu trabalho e te tem como referencia?
Eu não sei tocar guitarra e toco, portanto não desista hahahahahahaha!
Até quinta rapaziada!
Por: Murdock
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Gulivers assinam com a Marquise 51
Escute o single "Ausente" no www.myspace.com/guliversrock
Lançamento: Marquise 51 Records
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Seção Duck Walk
Nesta nova seção do blog vamos entrevistar os principais guitarristas do Brasil e principalmente do RS. Vamos saber suas influencias, técnicas e tudo mais. A seção Duck Walk rola toda quinta aqui no blog da Marquise 51.
Pra começar bem trocamos uma idéia com Cláudio Heinz, guitarrista da lendária banda de punk rock gaúcha Os Replicantes. Com 25 anos de carreira dedicados ao rock CH é autor de riffs clássicos como “Surfista Calhorda”, “Nicotina”, “Mulher Enrustida”, “Festa Punk”, Motel da Esquina” entre outros. Com um estilo próprio, misturando simplicidade com feeling moldou o estilo “Replicantes”de se tocar guitarra.
Meu primeiro real contato com uma guitarra foi na loja mesmo na hora da compra, em Dezembro de 1983. Junto com o Heron (irmão de CH , baixista dos Replicantes) pegamos ali mesmo no balcão baixo e guitarra e decidimos o que cada um iria tocar, mais já estava escrito, ou melhor desenhado, na minha camiseta do Keith Richards.
Minha primeira guitarra era Rei ( a marca Rei depois virou Tonante) com tons pretos e avermalhados. Realmente me parecia linda. Depois, quando tocamos algumas vezes e meus amigos (que afinavam a guitarra) não conseguiam mais afiná-la, consegui comprar
uma Giannini Stratosonic , clássica preta com escudo branco. Essa tem História, fez todos shows até 1989 por aí. Ainda tenho ela.
Nicotina, Vortex, Porque não... aprendemos (Replicantes) tocando as músicas que nós íamos fazendo, cada dois minutos numa mesma leva de bateria... uma música pronta.
4-Qual teu set preferido de ampli, guita e pedais?
Hoje gosto de uma Gipson Les Paul com distorção do Marshall JCM 900, e um pedalzinho Digital Delay para fazer uns poucos efeitos. O interessante que as gravações dos primeiros Discos foram com uma Fender Strato e dois amplis Fender Twin e um pedal Chorus para os efeitos.
Keith Richards não precisa nem tocar que já me arrepia.
É difícil saber, no primeiro ( O Futuro é Vortex) tinha muita adrenalina, tinha que repetir a guitarra igualzinha para dobrá-la ( era assim mesmo! ) não tínhamos muito experiência mais o momento era mágico. Histórias de Sexo e Violência ( o segundo álbum) já rolou uma relaxada, deu prá dar umas viajadas nas Guitarras...Os dois discos que gravamos antes das tournes Européias foram gravados ao vivo no estúdio, é minha praia predileta...Mais o melhor de todos é sempre o que estamos fazendo agora...sem dúvidas.
8-Mensagem para os fãs que se espelham no teu trabalho e te tem como referencia?
ch http://osreplicantes-banda.blogspot.com/
GULiVERS
terça-feira, 18 de agosto de 2009
ROCK ROCKET EM PORTO ALEGRE
Nessa quinta-feira, o Beco e o Rock invadem o Manara.
A banda Rock Rocket (SP) se apresenta no palco do Manara, a partir das 23h.
Há sete anos na estrada, a Rock Rocket acaba de sair do estúdio com três músicas inéditas: Rocket Jane, Pérola da Noite e Malori Beach. Estas, que são as primeiras gravadas com a nova formação e serão lançadas no semestre que vem em Londres e no Brasil pelo selo Vinyl Land (UK) em vinil no formato 7 polegadas e em 45 rotações por minuto. E apresenta-as nessa quinta na capital gaúcha.
O show em Porto Alegre faz parte de uma mini tour no Rio Grande do Sul, que conta ainda com shows dias 21/8 em Sapiranga, no Bar do Morro e 22/08, em Santa Maria, no Macondo.
Show de abertura Bambinos Selvagens.
Os Bambinos Selvagens, Lufe Bollini (vocal), Felipe Grim (baixo e voz), Roberto Toy (guitarra) e Allyson Alapont (bateria), surgiram no verão de 2009. Remanescentes de bandas cultuadas do underground porto alegrense, as referências passam pela energia do palco, ao senso de humor e a sujeira visceral do punk e do rock feitos nas garagens do mundo afora.
Ainda rola discotecagem rock com os residentes do Beco, Schutz e Machuca.
Por Um Rock And Roll Mais Alcoolatra e Inconsequente"
Quinta, 20 de agosto de 2009
23h
$15 - $10 até a meia noite
Manara - Av. Goeth, 200
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Segunda Maluca especial
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Morre uma lenda
Gulivers lança novo single
A banda Porto alegrense Gulivers (foto) que há muito tempo faz barulho pela cena independente do RS, lança dia 22/08 sábado no Garagem Hermética, seu mais novo single. A música escolhida foi “Ausente”. Com uma sonoridade moderna indie a canção tem tudo pra embalar festas e players. Ótimos timbres de guitarras e uma grande melodia são os destaques da música. O álbum oficial deve chegar entre outubro e novembro de 2009.
A noite ainda vai ter a participação da badalada Sargento Malagueta, banda que em pouco tempo arrancou elogios de muitos críticos e pessoas ligadas à música. Uma festa pra ninguém ficar parado lamentando a falta de djs.
Serviço:
Show: Gulivers
Lançamento oficial do seu novo single
Participação: Sargento Malagueta
Dia 22/08, sábado
Local: Garagem Hermética, barros 386, POA/ RS
Hora: 22h30min
Valor: 8,00 até a 00h00min 10,00 após.
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Marquise apresenta
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
THUNDERBIRD FALA SOBRE O NOVO DISCO DA DNSA -
Marquise entrevista Thunderbird, um das figuras mais conhecidas e simpaticas do rock nacional.O músico fala sobre o novo disco dos Devotos de Nossa Senhora Aparecida e outras pérolas.
Tenho meu blog na UOL: http://thunder.blog.uol.com.br
Twitter: www.twitter.com/LuizThunderbird