quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Seção Duck Walk


Na foto CH em ação.
Seção Duck Walk

Nesta nova seção do blog vamos entrevistar os principais guitarristas do Brasil e principalmente do RS. Vamos saber suas influencias, técnicas e tudo mais. A seção Duck Walk rola toda quinta aqui no blog da Marquise 51.

Pra começar bem trocamos uma idéia com Cláudio Heinz, guitarrista da lendária banda de punk rock gaúcha Os Replicantes. Com 25 anos de carreira dedicados ao rock CH é autor de riffs clássicos como “Surfista Calhorda”, “Nicotina”, “Mulher Enrustida”, “Festa Punk”, Motel da Esquina” entre outros. Com um estilo próprio, misturando simplicidade com feeling moldou o estilo “Replicantes”de se tocar guitarra.
1-Como foi teu primeiro contato com a guitarra?
Meu primeiro real contato com uma guitarra foi na loja mesmo na hora da compra, em Dezembro de 1983. Junto com o Heron (irmão de CH , baixista dos Replicantes) pegamos ali mesmo no balcão baixo e guitarra e decidimos o que cada um iria tocar, mais já estava escrito, ou melhor desenhado, na minha camiseta do Keith Richards.
2-Qual a marca de sua primeira guitarra?
Minha primeira guitarra era Rei ( a marca Rei depois virou Tonante) com tons pretos e avermalhados. Realmente me parecia linda. Depois, quando tocamos algumas vezes e meus amigos (que afinavam a guitarra) não conseguiam mais afiná-la, consegui comprar
uma Giannini Stratosonic , clássica preta com escudo branco. Essa tem História, fez todos shows até 1989 por aí. Ainda tenho ela.
3-Qual a primeira música que tu tocaste?
Nicotina, Vortex, Porque não... aprendemos (Replicantes) tocando as músicas que nós íamos fazendo, cada dois minutos numa mesma leva de bateria... uma música pronta.

4-Qual teu set preferido de ampli, guita e pedais?

Hoje gosto de uma Gipson Les Paul com distorção do Marshall JCM 900, e um pedalzinho Digital Delay para fazer uns poucos efeitos. O interessante que as gravações dos primeiros Discos foram com uma Fender Strato e dois amplis Fender Twin e um pedal Chorus para os efeitos.
5-Qual guitarrista ainda te arrepia quando tu escutas?
A música "Havana" ao vivo com os Ramones, tem aquela guitarrinha base lá no fundo do Jonhy, é de arrepiar! mais é só um exemplo. East Bay Ray do DK é único e eu gosto disto. Tem as guitarras do Queen of the Stone Age, bem alto elas arrepiam a até a alma.
Keith Richards não precisa nem tocar que já me arrepia.
6-Qual o disco que tu mais gostaste de gravar?
É difícil saber, no primeiro ( O Futuro é Vortex) tinha muita adrenalina, tinha que repetir a guitarra igualzinha para dobrá-la ( era assim mesmo! ) não tínhamos muito experiência mais o momento era mágico. Histórias de Sexo e Violência ( o segundo álbum) já rolou uma relaxada, deu prá dar umas viajadas nas Guitarras...Os dois discos que gravamos antes das tournes Européias foram gravados ao vivo no estúdio, é minha praia predileta...Mais o melhor de todos é sempre o que estamos fazendo agora...sem dúvidas.
7-Um show teu inesquecível?
Na hora que toquei, não notei muito, mais vendo as imagens depois, vi que foi inesquecível o Show na cidade de Tronso no norte da Noruega. O clima do Show foi aumentando, mesmo com as pessoas não entendendo o Português, foram curtindo as músicas e pirando. Estávamos no Pólo Norte, ao sol da meia-noite, tocando nossas músicas e o povo curtindo lá no outro lado mundo. Depois de nós ainda tinha o Show do Dead Kennedys prá curtir.

8-Mensagem para os fãs que se espelham no teu trabalho e te tem como referencia?
Tocar guitarra é uma livre forma de se expressar, cada um se expressa como quer.

ch http://osreplicantes-banda.blogspot.com/
Até quinta que vem com mais um fera da guitarra.
abraços.
Murdock.

Um comentário:

Unknown disse...

Maravilha! Esse é o cara!
Tocando ou falando, esse é único!