segunda-feira, 10 de agosto de 2009

THUNDERBIRD FALA SOBRE O NOVO DISCO DA DNSA -



Marquise entrevista Thunderbird, um das figuras mais conhecidas e simpaticas do rock nacional.O músico fala sobre o novo disco dos Devotos de Nossa Senhora Aparecida e outras pérolas.

1- Thunder é um prazer falar com contigo novamente. Sempre nos honramos com sua visita aqui na Marquise. Mas bem vamos ao que interessa o novo álbum dos Devotos de Nossa Senhora Aparecida. Depois de um longo período sem lançar discos - o último foi “Rock And Roll” de 2002 - chegou o novo trabalho dos Devotos. Explique-nos porque esta pausa grande entre um disco e outro? Com foi o processo de composição? Onde foi gravado? Produção?

Thunder: Nesse periodo a banda mudou de formação, formei outras 7 bandas, gravei o disco de uma delas (Pork-a-light), produzi o disco da cantora Monique Maion, apresentei projetos na MTV, na Internet, no cinema, e , finalmente, tive tempo pra fazer um disco. Compus as músicas, arranjei, produzi o disco, com a participação de vários músicos além dos integrantes da banda. Há algum tempo, tinha a necessidade de fazer um novo disco da banda, que mostrasse o som que estávamos fazendo, mas essa necessidade veio da minha vontade e não de uma cobrança de produzir disco após disco, como se fôssemos uma fabrica. Não estipulo prazos pra lançar novos trabalhos. Eles acontecem. Surgem de momentos especiais. É assim que faço música. Ela é sempre especial pra mim. Muito especial! Essas composições vieram amadurecendo em shows e algumas foram compostas antes de entrar no estúdio. Mas aconteceu de compor INDO pro estúdio também. Tenho 2 parcerias com Carol Bella e um presente psicodélico/trovador do séculoXVI de Jupiter Maçã. Gravamos o disco no lendário estúdio “A Voz Do Brasil” , berço da banda Joelho de Porco, uma das influências nítidas da banda. Pude, finalmente, produzir sozinho o disco dos Devotos DNSA. Da trabalho, mas é empolgante cuidar de todos os detalhes de gravaçnao, arranjos, mixagem e masterização.

2- Os Devotos mudaram bastante a formação. Nos de a fixa corrida da atual?

Thunder:A banda tem 23 anos, desde sua criação. Passaram pelos Devotos DNSA músicos que considero importantes pra história do Rock Nacional. Falo de Victor Leite (baterista), Danny Hotten (guitarrista), Gigante Brasil (baterista), George Johnson (guitarrista), entre tantos outros. Atualmente contamos com um time e tanto. Paulo Zinner (bateria), Zeh Derliner (guitarra/vocal), Binaghi (guitarra/baixo/vocal), Ricardo Kriptonita (guitarra/vocal e eu (vocal/baixo/guitarra).

3- "Bombardino" é o nome do álbum. Explique-nos o por quê?

Thunder: Pensei em vários nomes pra esse disco. Muitas vezes o nome do disco sintetiza a intenção do trabalho. Outras vezes, esse nome pode sugerir alguma associação do nome ao momento da banda. Nesse caso, quis trazer ao trabalho uma relação entre o nome do instrumento (Bombardino) e o Rock que estamos presenciando no momento. Bombardino é um instrumento essencial à uma sinfônica, mas está ali, meio atrás, sem tanta evidência como tem o violino. Como o Rock Clássico, o Blues, o Rockabilly, que não são evidência no atual cenário musical roqueiro, mas que são a base do nosso disco.

4- Escutando o trabalho, notamos uma influencia total anos 50. O anterior puxava mais pra linha punk rock exemplo “Motoboy” (álbum rock and roll) que é rock clássico nos acordes, mas com guitas super distorcidas. Com foi essa mudança?

Thunder:Sim, o disco “Rock’n’roll” de 2002 tem uma pegada mais punk. Isso se explica devido à formação da banda na época. Mas mesmo no disco de 2002, temos punkabilly (A Namoradinha), blues (Bo Diddley’s experience number 9)), surf music ( Olho grande não entra na China) e rock clássico (Minha fama de mau). O primeiro disco dos Devotos DNSA é essencialmente um disco de Rock, Blues, Rockabilly, Punk Rock e Surf Music. Você precisa ouvir esse. “Devotos a quem?” é de 93 e posso te gravar uma cópia, pois não existe previsão de relançamento. “Bombardino” traz o Rockabilly, Hillbilly, Blues, hard-rock , mas não fica por aí. Quando você ouvir o disco todo, irá notar que fomos além do nosso universo costumeiro. Estou ansioso pra levar alguns exemplares pros amigos da Marquise. Sim, é um disco de Rock’n’roll. E vocês merecem cada faixa dele.

5-Sobre as letras, estão um pouco mais contidas em termos de palavrões. O atual momento é mais romântico pra fazer “neném” ( frase da letra de “Não Pode” ) ou ainda são os caras do “Pau no seu Cú” ( música clássica da banda ) ?

Thunder: “Pau no seu cú” é uma música que compus em 1988. Está no disco “Devotos a quem?” de 93. “Estupenda gulosa” compus em 96 e está no disco “Rock’n’roll” de 2002. Em “Bombardino” não lembro de nenhum palavrão. Mas quem me chamou a atenção disso foi uma pessoa bem conservadora, que se incomodava com os palavrões de outrora. Mas quando pedi que essa mesma pessoa prestasse mais atenção em algumas letras, pude constatar a mesma indignação com o conteúdo de algumas mensagens nas letras. E, no final das contas, o mais importante é a mensagem. E garanto que “fazer neném” é uma expressão que dita com a devida malícia, pode alavancar a mesma “sacanagem” de outras mais pesadas. Experimente!

6- Tu tens sempre uma forte ligação aqui com o sul, nos conte um pouco dela e teus projetos com músicos daqui?

Thunder: Tenho muitos amigos no sul. Pessoas que conheci e se tornaram parte da minha vida pessoal e profissional. Quando vou pra Porto Alegre, estou tranquilo e convicto de que vou me divertir e fazer música de qualidade. Tanto com os Devotos DNSA, quanto com minha banda gaúcha, os Flaming Birds. Os Flaming Birds me porporcionam alegria de tocar, cantar, me divertir e divertir as pessoas. Na banda só tem fera mesmo: Fuzzo (Locomotores) na guitarra, Cabelo (Identidade) no baixo e Julio Electric Sasquatzerland (Black Birds) na bateria. Eu fico ali mandando uns acordes simples e cantando os deliciosos clássicos do rock nacional e as versões do Chuck Berry, meu mestre absoluto. Temos uma série de shows em setembro e não vejo a hora de desembarcar na cidade, ensaiar e cair na estrada com os amigos. Faz parte do acordo quebramos o record de piadas da tour anterior. E posso garantir que estou pronto pra uma sessão interminável de bom humor e gargalhadas.

7- Enfim quando veremos os Devotos aqui pelo sul?

Thunder: O disco está pronto. Estamos fazendo os shows de lançamento por São Paulo e interior do estado. Temos agendado um show de lançamento em Curitiba e estamos trabalhando pra passar pelo sul ainda esse ano. No caso, contamos com a Marquise 51 pra cuidar da nossa agenda no sul.

8- È isso Thunder, abraços da Marquise valeu pela entrevista. Deixe um recado pros leitores do blog.

Thunder:Aos leitores que quiserem conhecer um pouco do som dos Devotos DNSA, recomendo nossa página no My Space: www.myspace.com/devotosdnsa

Tenho meu blog na UOL: http://thunder.blog.uol.com.br

Twitter: www.twitter.com/LuizThunderbird

Nenhum comentário: