Les Paul, o guitarrista e inventor que mudou o curso da música com a guitarra elétrica e as gravações em múltiplos canais, morreu nesta quinta-feira, aos 94 anos.
De acordo com a fabricante de guitarras Gibson, Paul morreu em consequência de complicações causadas por uma pneumonia no White Plains Hospital, onde estava internado. Sua família e alguns amigos próximos estavam a seu lado na hora da morte.
Como inventor, Paul ajudou no surgimento do rock'n'roll e das gravações em vários canais, que permitiu aos artistas gravar diferentes instrumentos em momentos distintos, fazer um coral usando a voz de uma única pessoa, e então, cuidadosamente, equilibrar as "faixas" em uma gravação final.
Em 1952, a Gibson começou a produzir a guitarra Les Paul, que, ao longo dos anos, tornou-se uma das mais usadas na indústria da música e o modelo favorito de grandes nomes do rock, como Pete Townsend do The Who, Steve Howe do Yes, e Jimmy Page do Led Zeppelin.
Guitarrista de jazz, Les Paul colecionou vários sucessos em sua carreira, vários ao lado de sua esposa, Mary Ford. Entre 1949 e 1962, ele ganhou 36 discos de ouro e conquistou 11 vezes o primeiro lugar nas paradas, com hits como "Vaya con dios," "How high the moon," "Nola" e "Lover".
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário