sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Macondo Circus 2009



O Macondo Circus 2009 - Música & Cultura Urbana vem aí. Diferente, renovado – e, claro, um pouco polêmico - o festival chega em sua sexta edição metamorfoseado.

Polêmico justamente porque renovado, o Macondo Circus desce a serra – habitual reduto das edições anteriores – e se assume como um evento urbano, comum e extraordinário ao mesmo tempo, como deveria ser tudo aquilo o que chamamos de cultura.
E mais: um evento público, acessível, que prima pela democratização e compartilhamento da cultura e da arte. Contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria, o Macondo Circus desloca seu palco para a paisagem da cidade, ao invés de refugiar-se nas montanhas. Para ser visto, ouvido e experimentado por aqueles que realmente financiam a cultura: tod@s nós, o público que produz/divulga/partilha arte. Que paga impostos caros por quase tudo o que consome. E que quer bem mais do que a cultura oferecida em horário nobre na TV.

Por isso, esse ano, algumas pessoas sentirão falta do ar puro e das paisagens bucólicas que marcaram as cinco primeiras edições do festival. Mas muitas outras poderão desfrutar e interagir com shows, oficinas, intervenções teatrais e visuais. E o melhor: o eixo da programação acontece na Praça Saldanha Marinho, no coração da cidade. Para quem quiser, tiver curiosidade, afinidade ou, simplesmente, estiver transitando por ali, ao acaso.

Ainda, num formato transversal que alia linguagens diversas, o Macondo Circus, cada vez mais, integra som, imagem, ação e comunicação. Bandas que vem se destacando no cenário independente do Brasil mostram sua música por aqui; artistas levam sua produção visual para a rua; atores encenam suas performances sob céu aberto. A cobertura do evento, um caso à parte, funcionará baseada nos preceitos colaborativos que são característica das mídias independentes, com os veículos informativos sendo abastecidos em tempo real, durante a programação do festival.

Paralelamente ao Macondo Circus 2009, ainda ocorrem dois encontros que reúnem agentes culturais de todas as regiões do país: devido à conexão estabelecida entre o Macondo Coletivo e algumas redes nacionais de trabalho, Santa Maria será sede do Encontro Regional do Circuito Fora do Eixo e do Encontro Regional da Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes).

Então, sintam-se tod@s convidados para o Macondo Circus 2009 – Música & Cultura Urbana. E acompanhem a programação do festival, seja na agitação da praça, no calor do Macondo Lugar ou no aconchego do lar, mesmo, pelo www.macondocircus.com

Segue a programação do festival:

Shows:

Quarta 02 de dezembro
Macondo Lugar

- Hotel Glória (Santa Maria)
- Brisocks (Santa Maria)
- Ventores (Santa Maria)
- Pele de Asno (Santa Maria)

Quinta 03 de dezembro
Praça Saldanha Marinho

- Bandinha Di Dá Dó (POA)
- Freak Brotherz (Pelotas)
- Rinoceronte (Santa Maria)
- Macaco Bong (Cuiabá)

Macondo Lugar

- Melda (Belo Horizonte)
- L.A.B. (Novo Hamburgo)
- Frank Jorge (POA)

Sexta 04 de dezembro
Praça Saldanha Marinho

- Sálvia (Santa Maria)
- Subtropicais (POA)
- Móveis Coloniais de Acaju (Brasília)

Macondo Lugar

- Ex-Exus (Recife)
- Zefirina Bomba (João Pessoa)
- Superguidis (Guaíba)

Sábado 05 de dezembro
Praça Saldanha Marinho:

- Cuíca (Santa Maria)
- Aeromoças & Tenistas Russas (São Carlos)
- Dead Lover’s Twisted Hearts (Belo Horizonte)
- Saturno Experiment (Santa Maria)
- AMP (Recife)
- Proyecto Gomez (Buenos Aires)

Macondo Lugar

- Dinartes (Passo Fundo)
- Black Drawing Chalks (Goiânia)
- Pata de Elefante (POA)

Artes Visuais:

A Sala Dobradiça também ocupa a praça durante o Festival Macondo Circus 2009 – Música & Cultura Urbana com ações voltadas a ampliar modos de exposição em artes visuais.

No evento, além de soluções visuais in situ em seu já conhecido espaço suporte, anexo ao Macondo Lugar, também concentra atividades na Praça Saldanha Marinho, palco aberto do festival. Seu ponto de encontro e disseminação é o Coreto central, onde serão realizadas oficinas, intervenções e conversas sobre criação e produção artística.

Afirmando-se cada vez mais como uma intenção expositiva latente, a sala lança dois novos formatos: o Projeto Tapume, suporte itinerante de arte urbana, e o Múltiplo Sala Dobradiça, portátil de fácil circulação que aglutina difusão e colaboração no melhor sentido do "faça você mesmo".

Acesse pelo link abaixo informações, projetos e atividades em nossa página da programação :

http://programacaosd.blogspot. com

Teatro:

A Cia Teatro de Bolso, núcleo de pesquisa teatral do Macondo Coletivo e seus colaboradores, prepararam a série de Fragmentos Teatrais bastante eclética para sua participação no 6° Festival Macondo Circus 2009 – Música & Cultura Urbana. A baixo segue a programação que será realizada na Praça Saldanha Marinho e, mais a baixo ainda maiores informações.

QUINTA (Praça Saldanha Marinho)

18:40h – Fragmentos de “Coquitail Espoleta” – Cia Teatro de Bolso – Macondo Coletivo
19:40h – Fragmentos de “Coquitail Espoleta”
20:40h – Fragmentos de “Coquitail Espoleta”

SEXTA (Praça Saldanha Marinho)

18:40h- Fragmentos de “O Primeiro Milagre”
19:40h- Fragmentos de “O Primeiro Milagre”

SÁBADO (Praça Saldanha Marinho)

18:40h- Fragmentos de “O último espetáculo desta terra” – “O Candido Lírio” – Autor: Simões Lopes Neto – TUI
19:40h – Circuito Elétrico
19:45h – – Perna de Clowns – TUI
20:40h – Ida ao Macondo Circus Show – TUI

Fonte: http://abrafin.org/news_visualiza.php?id=206

Nenhum comentário: