quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Feira da Música do Sul começa amanhã!


Rio Grande do Sul terá primeira Feira da Música
Evento que reunirá a cadeia produtiva da música será realizado entre os dias 19 e 22 de novembro, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo
Um espaço para múltiplas atividades ligadas a toda cadeia produtiva da música. Uma oportunidade de encontro entre os trabalhadores desta rede, grande geradora de empregos e renda. Um momento de troca de experiências e contatos capaz de estimular a organização e o fomento do setor. Estes são alguns dos conceitos que definem os objetivos da Feira da Música do Sul, que será realizada nos dias 19, 20, 21 e 22 de novembro de 2009 nos pavilhões da Fenac, município de Novo Hamburgo, situado a 42 quilômetros de Porto Alegre.
A primeira edição da feira tem como principais articuladores o Fórum de Economia da Cultura, coordenado pelo deputado Ronaldo Zülke (PT/RS) na Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do RS, e o Fórum Permanente de Música do RS, na pessoa do músico Moysés Lopes. A realização é da GB Produtora e são apoiadores do projeto a Fenac, sede do evento, o Sebrae/RS, a Agência Brasileira de Promoção das Exportações do governo federal (Apex Brasil), a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), a Brasil, Música e Artes (BM&A), a Unimed, a Converse e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A Feira tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e patrocínio da Petrobras e Eletrobrás.
O processo de mobilização para a feira envolveu centenas de pessoas no evento preparatório denominado Circuito Gaúcho de Música, que levou debates e shows a 19 cidades do interior do Estado: Passo Fundo, Lajeado, Santa Cruz, Ijuí, Cruz Alta, Novo Hamburgo, Santa Rosa, Esteio, Torres, Gravataí, Sapucaia do Sul, Canoas, Caxias do Sul, Bagé, Pelotas, São Leopoldo, Sapiranga, Viamão e Osório. O Circuito foi realizado pela Assembleia Legislativa do RS, Sesc/RS e GB Produtora, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Converse. Em cada cidade, o circuito contou com a parceria das Prefeituras e Secretarias Municipais de Cultura entre outros agentes locais.
A Feira da Música do Sul terá uma programação rica e diversificada. Na mostra de Produtos e Serviços, distribuída em cerca de 60 estandes, a cadeia produtiva da música estará representada por fabricantes de instrumentos musicais e equipamentos, mídia especializada, indústria fonográfica, projetos sociais, além de uma praça de alimentação que priorizará a Economia Popular e Solidária. A Fenac é responsável pela comercialização dos espaços. Microempresas terão o preço do metro quadrado subsidiado em 50% pelo Sebrae/RS.
A cadeia produtiva da música também será objeto de Painés e Oficinas, com personalidades da música e agentes culturais com o objetivo de buscar a qualificação dos trabalhadores da cultura e a difusão de informações. O Sebrae/RS oferecerá painéis sobre suas atividades na área cultural e sobre crédito para pequenas empresas, além de uma oficina sobre o Empreendedor Individual.
Músicos, compositores e produtores poderão participar de Rodadas de Negócios, oportunidades para a apresentação de projetos e troca de informações com o objetivo de selar futuros negócios. Podem participar artistas, empresários, representantes de selos e gravadoras, fabricantes de instrumentos musicais e equipamentos, programadores de feiras e festivais, entre outros profissionais do setor. O cruzamento entre oferta e demanda será organizado pelo Sebrae/RS. O projeto Imagem & Comprador, realizado pela primeira vez no RS no ano passado, ganhará a segunda edição dentro da Feira da Música. Desta vez, seis convidados internacionais, entre compradores de música e profissionais de mídia, virão ao Estado para fazer contatos com nossos músicos e produtores. A Brasil, Música e Artes (BM&A) é a executora deste projeto com recursos da Apex Brasil.
A programação musical será diversificada e terá como âncora três espetáculos que pretendem traçar um panorama da música do Rio Grande do Sul produzida na segunda metade do século XX, por meio de seus principais movimentos: os festivais nativistas, o rock gaúcho e a música popular urbana. A ideia é valorizar os principais compositores, intérpretes e instrumentistas destes movimentos surgidos nos anos 60, 70, 80 e 90 em shows coletivos com artistas gaúchos. Também será organizado um acampamento, abrindo espaço para momentos inspirados nas tertúlias nativistas.
Estímulo à cadeia produtiva da culturaO Rio Grande do Sul ocupa posição geográfica estratégica e, com a Feira da Música do Sul, se consolidará como ponte entre os estados brasileiros das demais regiões e os países do Mercosul. Este papel de ligação que a feira cumprirá vai se somar à importância da realização de um projeto capaz de estimular a organização e impulsionar a cadeia produtiva do setor. “Cultura não é apenas entretenimento. Além de fazer bem a nossa alma, a cultura gera empregos e renda e, portanto, é estratégica para o desenvolvimento econômico sustentável”, defende o deputado Ronaldo Zülke, coordenador do Fórum de Economia da Cultura. Estudos indicam que o setor da economia da cultura no mundo passará de U$ 1,3 trilhão de 2005 para U$ 1,8 trilhão em 2010. O Banco Mundial estima que a economia da cultura responda por 7% do PIB global (dado de 2003).Serviço:
O que: Feira da Música do Sul
Quando: 19 a 22 de novembro de 2009
Onde: Pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo
Hora: das 10h às 24h
Entrada franca.

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